Quinta, 13 Fevereiro 2020 09:48

Inauguração de escola municipal e super creche

O Município de Mamborê realizou a inauguração das novas instalações da Escola Municipal Barzotto, dia 10 de fevereiro, e da Super Creche, que abriga o CMEI Jessé Murback, no dia 11 de fevereiro. Em ambas as solenidades estiveram presentes o presidente da Câmara Mauricio Jotta Massano e vereadores, além do prefeito Ricardo Radomski e outros.

A diretora da Escola Barzotto, Edneia de Castro, apresentou um histórico da escola, que teve o seu início há 48 anos, em um terreno doado por Fermino Barzotto. Dois membros da família Barzotto estiveram na noite da inauguração: Valdir Heitor Barzotto, filho de Fermino, e Eraldo, filho de Nole Barzotto. Eraldo reside em Maringá e Valdir, que é doutor em Linguística, reside em São Paulo e é professor na USP. Foi feita a leitura de uma mensagem escrita por Elmira, que reside em Maringá e é irmã de Fermino Barzotto.

"Isto tudo foi possível porque um dia o pastor Eli e a professora Isolde Rudnick deram início a um trabalho", disse Marcela de Oliveira França, diretora do CMEI Jessé Murback, referindo-se ao início do espaço educacional, em julho de 2003, na Igreja Presbiteriana Renovada, que era a mantenedora. "Falar do CMEI Jessé Murback é fácil pois é o nosso xodozinho, nosso lugar querido", prosseguiu a diretora, falando com emoção.

No ano de 2005 o trabalho foi transferido às instalações da Professora Eugênia Sauka Stadler, na Vila Operária. Em 2007, houve a transferência ao Município de Mamborê, recebendo o nome de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jessé Murback e permanecendo no mesmo local.

"Que alegria ter uma obra desta com o nome de nosso avô", disse a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback, falando sobre a sua dupla alegria na noite da inauguração: por ser secretária de Educação e neta do patrono.

"A família Murback se sente horada pelo nome de nosso patriarca nesta obra", disse Ademir, filho de Jessé Murback, falando em nome da família. Ele também informou que Jessé chegou ao local do futuro município de Mamborê, em 1954. Seu falecimento foi em abril de 2003.

"Aqui começa a vida acadêmica das futuras gerações de Mamborê", disse Regiane Timóteo das Neves Baldi, representando o NRE de Campo Mourão.

Inauguração da Escola Barzotto

Homenagem a ex-diretor