Previsão do Tempo

27°
°F°
Mambore, Brasil
Scattered Thunderstorms
Wed Scattered Thunderstorms
28º 16º

Mamborê

Histórico do Município de Mamborê

A terra onde se localiza o atual Município de Mamborê já foi território espanhol na época em que vigorava o Tratado de Tordesilhas (Séc. XVII e XVIII).

A criação do Município aconteceu em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual 4.245. Tendo ocorrido um engano na publicação em Diário Oficial datada de 28 de Julho de 1960, o Município foi registrado com o nome de "MAMBORÊ". Desta forma, o Município nasceu com um nome novo, o qual prevalece até hoje.

Conforme relatos de pioneiros e historiadores, os primeiros habitantes começaram a chegar ainda nos anos 20, atraídos pelas estradas aberta por paraguaios em função da presença de erva-mate que era caracterizada na região. O processo de demarcação de vias e lotes foi executado pelo agrimenssor Polon Radeck, que foi contratado pelo Governo do Estado.

Mamborê foi desmembrado de Campo Mourão, que havia sido desmembrado de Pitanga, que por sua vez foi desmbrambada de Guarapuava. A agropecuária e as terras férteis em grande extensão, com um relevo privilegiado fizeram de Mamborê um forte município em nível de região.

A denominação do município foi originada da língua Guarani, "Haamam-Amburê", que significa lugar distante e reunião de pessoas, simplificado para "Mamburê" e definitivamente Mamborê, em ocasião da publicação da criação do município no Diário Oficial.

O primeiro prefeito foi Nelson Chiminácio, homenageado com a denominação do Paço Municipal. O aniversário do município é comemorado no dia 10 de setembro. A padoreira é Imaculada Conceição, cuja data de comemoração é 8 de dezembro.

 

CCA3050
CCA3030
CCA3216
CCA3217
CCA3219
CCA3221

 

 

 

 

 

Institucional

Informações

Sessões

Licitação